Curiosidades sobre o Planeta Terra

Pode se dizer que o maior deserto existente no mundo é o Saara, segunda a escola info, pois sua área equivale a 9 065 000 quilômetros quadrados. Tendo seu tamanho equiparado ao de toda Europa.

Todas as florestas conseguem cobrir 300% do solo do Planeta Terra, pode parecer muito, porém hoje elas ocupam uma área 1/3 menor do que ocupavam no inicio da agricultura.

deserto do saara

É considerada a maior floresta tropical a floresta amazônica, porém ela não é a maior do mundo. A maior floresta do mundo é a floresta boreal, que tem a capacidade de cobrir quase todo o norte do planeta Terra.

Pode se dizer que mais ou menos 20% de toda a superfície da Terra é coberta por deserto.

A temperatura máxima que já foi registrada no planeta Terra foi de 58° C em El Azizia, na Líbia. Já a temperatura mínima que já se teve noticia foi de -89°C na estação Vostok, localizada na Antártida.

O deserto mais árido de todo o mundo está localizado no Chile, alguns estudos podem afirmar que uma área do deserto do Atacama passou por 571 anos sem ver uma gota se quer de água.

deserto do Atacama

O oceano Pacifico é o maior oceano do mundo, cobrindo mais da metade da água marinha de todo o Planeta Terra. Com 180 milhões de quilômetros quadrados, cobre praticamente um terço do mundo. Ele possui 707,5 quilômetros de fossas e até 87,8% de sua área apresenta uma grande profundidade superior a 3 mil metros. É o oceano que possui maior profundidade média, que chega a -4.282 metros e onde se localizam as maiores fossas submarinas já registradas.

Leia outros artigos aqui.

Foi descoberto que nem todos os mares são azuis, o mar negro, por exemplo, que fica localizado entre a Europa e a Ásia, parece negro por causa do seu alto teor de Sulfeto de Hidrogênio contido na lama que fica no solo. O Mar vermelho, por exemplo, tem esse nome por conta das algas vermelhas que às vezes florescem em sua superfície.

Os vulcões são capazes de levar uma civilização a um colapso e a um provável fim. Uma das grandes erupções vulcânicas da historia geológica no Planeta Terra ocorreu há cerca de 250 milhões de anos na tua região da russa da Sibéria. Foi considerada uma erupção tão colossal que extinguiu 96% da vida terrestre. É possível afirmar, portanto, que os atua seres vivos são descendentes de todos aqueles que conseguiram sobreviver. Felizmente quanto mais violento, mais raro é o fenômeno.

Hoje o número de países com arsenais nuclear está cada vez maior, entre eles inimigos que são cruelmente ferozes como Irã x Israel e Índia x Paquistão. O uso de bombas atômicas em uma possível guerra entre Israel e Irã, com todo o envolvimento dos EUS, está mais para a realidade do que para ficção. Não podemos esquecer de todo o risco que uma corrida nuclear no Oriente Médio pode causar. Existe cerca de 22 mil ogivas nucleares em todo o mundo, sendo que a maioria delas é da Rússia e dos Estados Unidos, a China também vem se transformando em uma potência nuclear exorbitante. Sendo assim o final dos tempos não pode ser descartado como hipótese de uma guerra atômica.

É arriscado, porém seguro de se dizer que a probabilidade de um vírus como o da gripe aviária ou até mesmo o da gripe suína com uma grande letalidade, é capaz de eliminar a raça humana. Governos como os dos EUA receiam que conhecimento sobre a manipulação do vírus ou da engenharia genética pode ser utilizada por algum grupo terrorista. Pode manipular vírus e fazer com que se espalhem com facilidade.