O que é levantamento florístico

Pode-se dizer que levantamento florístico é nada mais nada menos do que um estudo técnico que tem como seu principal objetivo identificar todas as espécies da flora ocorrente em uma determinada área ou região. Avaliando o atual estado de conservação da vegetação a fim de concretiza-la cada vez mais.

O levantamento florístico costuma ser conhecido por censo florístico ou até mesmo inventário florístico, sendo ele que promove um estado mais detalhado sobre todas as espécies e também determina a quantidade de madeira que existe em uma área. Com todas as medidas exatas e principalmente a densidade de cada planta, sempre de acordo com seu diâmetro e altura.

É uma das fazes mais importantes do Licenciamento Ambiental, porque impacta diretamente nos custos de um empreendimento.

Pode-se dizer que o levantamento florístico é um inventário qualitativo e até mesmo quantitativo de todas as árvores que estão no local, representado em forma de planilha ou até mesmo de relatório.

Nele é importante conter o nome cientifico e popular de cada espécie, além de medições básicas como geolocalização, estado sanitário, altura, diâmetro, etc.

plantaOs tipos de levantamento florístico são:

  • censo ou inventário 100%;
  •  temporário;
  •  contínuo;
  •  exploratório;
  •  de reconhecimento;
  •  detalhado.

É muito importante fazer o levantamento florístico para saber o impacto que terá nos custos de um empreendimento, pois ele influencia diretamente na compensação ambiental e pode interferir diretamente no projeto que será executado em uma determinada região. Existem alguns casos em que os empreendimentos necessitam ser realocados ou até mesmo o número de blocos de um condomínio residencial deve ser diminuído em função da quantidade e principalmente da localização de algumas árvores do local.

Existem árvores que são protegidas por leis e acabam até mesmo sendo patrimônio histórico da cidade e por esse motivo não podem ser cortada, portanto nesse caso o empreendimento precisa se ajustar se quiser ser construído naquele lugar mesmo.

O pequizeiro, ipê-amarelo e muitas outras árvores entram na lista de árvores que são Espécies Ameaçadas de Extinção, sendo assim pode interferir diretamente em todo o projeto original da obra de ocupação de uma área em que estejam plantadas.

Por isso antes de qualquer construção ou até mesmo escolha de local para que seja feito um empreendimento é necessário fazer um levantamento florístico no local para que não haja nenhum engano ou nenhuma multa futura, por alguma lei que será infringida pela construção de empreendimento em locais com muitas árvores.

Esse levantamento pode fazer parte de qualquer Estudo ambiental ou até mesmo ser exigido para que possa contribuir com uma análise de pedidos para retirada da vegetação pelo órgão ambiental responsável da cidade.

É muito importante que seja feito sempre que um terreno tenha muita vegetação e irá acontecer qualquer construção civil que possa impactar com o meio ambiente, sendo assim é importante averiguar antes de fechar qualquer contrato se não irá acontecer impacto à vegetação que está próxima ao empreendimento.

Toda a empresa de construção civil pode contar sempre com a Ética Ambiental, pode ler mais sobre isso aqui, que auxiliará a realizar os estudos, serviços e até mesmo projetos que serão necessários para a construção do empreendimento sem nenhum problema ou até mesmo multa.

É uma empresa que presta consultoria ambiental e também conta com uma equipe sempre preparada para orientar e até mesmo realizar todos os estudos para que sua empresa consiga finalizar os projetos com muita responsabilidade ambiental.

Leia mais artigos aqui

Nos dias atuais as empresas estão cada vez mais preocupadas com o meio ambiente, sustentabilidade e também em salvar toda a vegetação que ainda nos resta. Por esse motivo é muito importante tem a consciência antes de iniciar qualquer projeto.